top of page

​

RESUMOS

​

Etnomatemática e os saberes dos agricultores no plantio de banana na cidade de Teolândia-BA

Autora: Bianca de Jesus Filgueiras Leal

​

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo investigar nos relatos orais dos agricultores que cultivam banana, a presença de saberes Etnomatemáticos em suas atividades laborais, na cidade de Teolândia-Ba. Tendo em vista que a disciplina de matemática vem sendo questionada por alunos, pais de alunos e docentes devido dificuldade apresentada por boa parte dos estudantes do ensino básico, esta investigação justifica-se por meio da possível desmistificação da complicação relacionada à disciplina. Além de contribuir para construção de propostas curriculares, principalmente, para modalidades educacionais que se dão em ambientes rurais. Os caminhos percorridos para levantamento de informações referentes a esta pesquisa, cuja abordagem foi qualitativa, foram: 1) levantamento bibliográfico e 2) trabalho de campo. Para o segundo item, a técnica para coleta de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas. Após as análises, verificou-se que apesar de muitos agricultores não terem frequentado escolas, estes desenvolveram competências, através da Etnomatemática que são indispensáveis para o ser humano, enquanto cidadão. Tais competências foram desenvolvidas de acordo com as necessidades do labor. Logo, torna-se evidente a necessidade de integrar a princípios da Etnomatemática ao cotidiano escolar, com intuito de promover um maior entendimento, por parte alunos, dos conteúdos da referida disciplina.

Palavras-chave: Etnomatemática. Agricultura. Teolândia. Banana.

​

​

​

Geometria analítica baseada em robótica educacional: uma intervenção construcionista no IFBA campus Valença

Autor: Hyan da Silva Cardoso dos Santos

 

RESUMO

Aprender matemática é um processo complexo e difícil. Sob a forma tradicional ensino de Matemática, esse aprendizado envolve memorização, e os estudantes (doravante aprendizes) não tem imaginação ou criatividade estimulados. A robótica educacional é recheada de elementos lúdicos e possibilidades para a mente criativa. A aplicação desse tipo de ação pode nos levar a precisar de que forma a robótica influi no aprendizado, e estimula os aprendizes a criarem modelos para a solução de problemas e os motiva nos seus processos de aprendizado. Nesse ínterim, analisou-se qualitativamente uma intervenção pedagógica baseada em robótica educativa e orientada por construcionismo entre março e abril do presente ano. O público alvo foi dos alunos do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Valença. Na qual durante 14 horas/aulas os aprendizes percorreram o percurso de aprender a programar no ambiente enchanting da linguagem de programação scratch, implementar programas em robôs a fim de executar tarefas em etapas interativas, e uma ação de coleta. E, com estes procedimento chegou-se a conclusão de que não só esse tipo de ação gera um aprendizado diferenciado do tradicional, bem como faz com que os aprendizes criem modelos sucessivamente. Mais ainda, lhes motivam de um modo que o ensino tradicional não foi capaz.

Palavras-chave: Matemática. Construcionismo. Robótica educacional.

​

​

​

Aprender brincando: os jogos de videogames enquanto proposta para o ensino matemática

Autor: Jairo dos Santos Pereira

 

RESUMO

Esta pesquisa visa analisar a matemática presente em dois jogos de videogames: Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 e Super Mario World. Além disso propor atividades para sala de aula, utilizando os jogos analisados. O estudo tem uma abordagem qualitativa e é inspirado na pesquisa exploratória. Neste caso, para explorar o game, o mesmo foi jogado diversas vezes e destacado, com registro fotográfico e notas de campo, momentos em que algum elemento matemático mostrava-se explicito na tela, como números, operadores e figuras geométricas bem definidas. Dentro das análises feitas é possível notar que a matemática se faz presente nos jogos pesquisados e a partir dela é possível utilizar os jogos de videogames no aprender matemática e seus conceitos. Porcentagem, geometria, expressão numérica, múltiplos, progressão geométrica são alguns conceitos presentes nos jogos analisados. Concluímos que os jogos de videogames aplicados em conjunto com um planejamento adequado, podem proporcionar um maior interesse do indivíduo e consequentemente, uma maior compreensão do conteúdo matemático.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Jogos. Videogames.

​

​

​

Um estudo dos números complexos e quaterniônicos utilizando o software Geogebra

Autor: João Matheus Santos Assis

 

RESUMO

O presente trabalho explora os conjuntos dos números complexos e quaterniônicos utilizando uma abordagem histórica, algébrica e geométrica. Para realizar o estudo geométrico é utilizado o software GeoGebra, que é uma tecnologia com grandes potencialidades no ensino de matemática. Com o GeoGebra, o estudo de certas propriedades e operações foi facilitado, permitindo uma análise mais significativa e dinâmica dos conjuntos estudados. Em relação à história, foram abordadas as contribuições de Scipione Del Ferro (quem primeiro deduziu uma fórmula para as cúbicas) a Gibbs e Heaviside (que com seu sistema vetorial rivalizaram com os quatérnions de Hamilton). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. As principais fontes consultadas foram dissertações do Profmat e livros consagrados de matemática. No banco de dados consultado foram encontradas múltiplas propostas para o ensino dos números complexos. Já sobre os quatérnions, poucas são as dissertações que versam sobre a temática.

Palavras-chave: Números complexos. Quatérnions. GeoGebra.

​

​

​

Um cenário de estudos envolvendo o ensino de matemática através da resolução de problemas

Autor: Kaique Nascimento Martins

 

RESUMO

Nos últimos anos, a Resolução de Problemas (RP) tem sido apresentada na literatura em Educação Matemática, como uma abordagem de ensino que pode ser utilizada pelo professor em sala de aula. Partindo da necessidade de se ter uma visão geral do que vem sendo produzido sobre a temática, o presente estudo, apresenta uma pesquisa bibliográfica inspirada no Estado do Conhecimento, tendo como objetivo compreender focos temáticos nas produções acadêmicas que utilizam/abordam o ensino de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, foi realizado um mapeamento das produções acadêmicas publicadas nos periódicos Bolema, Boletim GEPEM, Zetetiké, Educação Matemática em Revista e Educação Matemática em Pesquisa, entre janeiro de 2011 e junho de 2019. Sendo possível identificar trinta e seis artigos, os quais a partir das leituras, foram distribuídos em seis focos temáticos, de acordo com os níveis de ensino em que as pesquisas foram desenvolvidas e/ou inspiradas, sendo assim denominados: 1) Estudos com a RP nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 2) Estudos com a RP nos Anos Finais do Ensino Fundamental, 3) Estudos com a RP no Ensino Médio, 4) Estudos com a RP na Formação Inicial, 5) Estudos com RP na Formação Continuada de Professores, 6) Estudos com a RP para Além dos Níveis de Ensino. Nesse sentido, percebemos uma variedade de estudos em todos os focos temáticos, contendo perspectivas diferentes, como pesquisas bibliográficas, análises documentais, propostas de ensino, ou ainda reflexões sobre as práticas realizadas em sala de aula, demonstrando que a temática é discutida e abordada tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior. Por fim, foi realizada uma análise além dos focos, em que investigou-se os conceitos/conteúdos matemáticos que foram abordados nos estudos, percebendo que alguns não apresentam inferências a estes, mas realizam discussões importantes para avanços teóricos na área, em contrapartida, quando abordados nos demais estudos, estes não precisam ser o tema central. Nessa perspectiva, foi possível ampliar o entendimento sobre a temática, fortalecendo a ideia de que esta pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos distintos níveis de ensino, e a sua utilização na abordagem de diferentes conteúdos/conceitos Matemáticos.

Palavras-chave: Resolução de Problemas. Mapeamento. Educação Matemática.

​

​

​

As diferentes abordagens da educação financeira presentes em artigos publicados em periódicos de educação e educação matemática

Autor: Nadson Santos de Castro Junior

 

RESUMO

Este trabalho de caráter qualitativo e bibliográfico teve por objetivo compreender como a Educação Financeira vem sendo abordada nos artigos presentes em periódicos de Educação e Educação Matemática do nosso país. Para tal, foram realizadas buscas, através das palavras chave Educação Financeira, Educação Matemática Financeira e Financeira, de artigos dos periódicos da CAPES que possuíam qualis A1, A2, B1 e B2. Foram encontrados 20 artigos de um total de 5544 pesquisados. A análise dos dados se deu a partir da leitura sistemática dos artigos selecionados, o que nos permitiu classificá-los em 5 categorias de acordo com a similaridade dos objetivos das pesquisas no tratamento da Educação Financeira, a saber: a) O aluno como protagonista, b) Diferentes formas de ensinar Educação Financeira, c) Educação Financeira na formação do cidadão, d) Mapeamento de pesquisas com o tema de Educação Financeira e e) Outros. Os resultados das análises apontaram para uma escassez da temática no meio acadêmico e, ao mesmo tempo, uma preocupação com metodologias eficazes para o ensino da Educação Financeira nas escolas, justificada pela categoria ensino ter uma maior amostra de artigos dentre o espaço amostral coletado.

Palavras-chaves: Educação. Educação Financeira. Educação Matemática Crítica.

​

​

​

O papel da mulher na matemática: uma análise através do cinema

Autoara: Thais Dias Pereira

 

RESUMO

Na presente pesquisa discutimos sobre o lugar da mulher na Matemática, visto que ao longo do tempo a construção e evolução da referida área contou com a participação de muitas pessoas as quais se dedicaram para experimentá-la, compreendê-la e através dela encontrar respostas e soluções para as demandas existentes. No campo dessas pessoas que se dedicaram a parcela feminina não tinha o incentivo tão pouco permissão para participar desse processo de construção e ainda assim foram também ativamente responsáveis por grandes feitos. Infelizmente nem todos os nomes femininos são reconhecidos ou referenciados de forma justa, historicamente falando. Dessa forma, analisamos o papel da mulher na matemática através do cinema e, para tanto, realizamos a análise de duas obras atuais: Estrelas além do tempo e O jogo da Imitação que trazem pontos para discussão, os quais foram divididos em categorias para uma melhor discussão. A análise e discussão das categorias revelaram os desafios ao longo do tempo, preconceito e desincentivo que contribui para o silenciar do seu reconhecimento, apesar de sua participação ativa no cenário da matemática.

Palavras-chaves: Mulheres na Matemática. Contribuição feminina. Cinema e Matemática.

​

​

​

Números primos: uma análise em livros didáticos do ensino fundamental II

Autora: Taniele de Souza Pereira

 

RESUMO

Tratando-se de matemática, a maioria dos alunos mostra dificuldades na compreensão dos conteúdos. No que diz respeito aos números primos, esse fato parece ser mais evidente, talvez porque o aluno não tem conhecimento da sua importância e o quanto esses números fazem parte do seu cotidiano. Diante deste contexto, essa monografia busca entender como é abordado o conteúdo dos números primos, através de uma análise no livro didático do Ensino Fundamental II, escolhido pelo Conselho Municipal de Educação de Valença-Ba. O livro faz parte da coleção: “Vontade de Saber – Matemática” de Joamir Prado e Patrícia Moreno Pataro para os anos de 2017, 2018 e 2019, assim como em exemplares de anos anteriores, sendo os livros: “Matemática Realidade” de Iezzi e Machado (2009), “A Conquista da Matemática” de Giovanni, Castrucci e Giovanni Jr. (2007) e “Matemática 5” (1979), mostrando ao leitor o que há em comum ou não entre eles, no que se refere ao conteúdo. A análise segue de acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s), documento anterior à aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apresenta-se também neste trabalho o contexto histórico, os conceitos iniciais envolvendo o conteúdo, incluindo os teoremas e corolários, o Crivo de Eratóstenes, a infinidade dos números primos, a visão de alguns professores do município supracitado através da aplicação de questionários, onde os mesmos apresentam contribuições para as aulas referentes ao conteúdo analisado e, por fim, algumas curiosidades são apresentadas, mostrando ao leitor a riqueza dos números primos.

Palavras-chaves: Números primos. Livro didático. Análise.

​

​

​

O ensino de matemática através de oficinas interdisciplinares envolvendo música e tecnologia: percepções para minha formação

Autora: Taíze Cardoso de Sousa

​

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar um processo metodológico desenvolvido num projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica –PIBIC/2015, através do ensino de matemática por meio de oficinas interdisciplinares, a qual envolvem a matemática, a música e a tecnologia. Durante estas oficinas foram utilizados alguns conceitos da teoria musical relacionados à temas matemáticos como a proporção existente entre as figuras musicais, a sequência das notas, as frações abarcadas nas fórmulas de compassos das partituras, etc., através da resolução de atividades teóricas e práticas, das discussões das atividades propostas e da utilização dos aplicativos computacionais, Jogos Didáticos AMLC e a Calculadora AMLC. Na coleta de dados, foram utilizados dois questionários, sendo um aplicado na primeira oficina e o outro na última oficina, além das observações durante todo o processo metodológico, e posteriores reflexões no âmbito educacional. As análises dos dados foram originadas a partir de uma abordagem qualitativa, através do estudo de caso das oficinas propostas para alunos do Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Valença. Esta análise mostrou que a proposta apresentada pode favorecer a produção de afetividade entre os alunos participantes das oficinas e pode ser uma alternativa no ensino/aprendizagem de razão, proporção, soma, subtração, multiplicação, dentre outras operações, além de contribuir para a educação musical no que se refere a introdução da teoria musical. Percebeu-se que as atividades podem ser desenvolvidas em uma sala de aula, porém requer um planejamento mais detalhado do professor, por se tratar de atividades interdisciplinares que exigem conhecimento das áreas da matemática e da música. Depois de proposto as oficinas, notou-se que o ensino da matemática, com a utilização da música e da tecnologia, podem trazer benefícios para o âmbito educacional. Diante do temor à matemática por parte de muitos dos alunos do Ensino Médio, percebeu-se que essa proposta metodológica, envolvendo a matemática, a música e a tecnologia pode minimizar o suposto medo do aluno pela matemática, auxiliando assim na compreensão de conceitos matemáticos e musicais.

Palavras-chave: Figuras musicais. Jogo Didático AMLC. Calculadora AMLC.

​

bottom of page